Aluno 01 - O que é gestão de pessoas? Quando surgiu?Qual a importância da gestão de pessoas nas organizações?

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é um conjunto de práticas e metodologias aplicadas com o objetivo de administrar o comportamento dos colaboradores.

Para isso são aplicadas técnicas que permitem o desenvolvimento do capital humano da sua empresa.

Uma gestão de pessoas eficiente garante que sua organização tenha condições de oferecer aos seus clientes um atendimento mais personalizado e eficiente.

Isso porque os colaboradores permanecem mais engajados e comprometidos com o negócio.

A adoção de boas práticas de gestão de pessoas garante a satisfação dos seus colaboradores e a otimização da produtividade — o que, consequentemente, resulta no crescimento saudável da empresa.

Como surgiu a gestão de pessoas?

Os primeiros departamentos pessoais começaram a surgir a partir do século XIX. Suas principais responsabilidades eram mensurar os custos das empresa e pouco se falava sobre produtividade

Os funcionários eram vistos apenas como um ativo contábil da empresa. 

Com a criação da CLT, entre as décadas de 30 e 50, surgiu a preocupação das empresas seguirem as leis trabalhistas e designar um responsável para acompanhar os trabalhadores dentro destas regras. Futuramente conhecido como gerente de RH

A longo dos anos o RH foi evoluindo, mas foi a partir da década de 70 que o Departamento Pessoal passou a focar nas pessoas. E o que antes era apenas operacional e burocrático, passou a ser humanizado. 

Foram criados os primeiros planejamentos estratégicos para reter talentos e manter funcionários motivados.

Este seria o início da gestão de pessoas

importância da gestão de pessoas nas organizações

Qual a importância da gestão de pessoas nas organizações?

Empresas são formadas por pessoas e, por isso, elas são os ativos mais valiosos de uma organização

Sem funcionários motivados, a empresa corre o risco de perder bons talentos e ter uma alta rotatividade. Gerando um clima organizacional ruim, afetando a produtividade performance de outros profissionais.  

O tempo em que os benefícios financeiros eram o maior atrativo para despertar o interesse das pessoas acabou. 

Hoje em dia, elas querem ter uma visão clara das possibilidades de crescimento, querem ser ouvidas e valorizadas, querem ter mais liberdade de escolhas

É aí que entram as estratégias de gestão de pessoas. Para que os gestores possam identificar o grau de motivação da sua equipe e como extrair os melhores resultados. É uma relação em que todos ganham. 

Mas para atuar de forma assertiva, de acordo com perfil de cada pessoa, é preciso entender os pilares da gestão de pessoas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

certificação da ISO 9001 - 4. Importância e benefícios da implantação