certificação da ISO 9001 - 4. Importância e benefícios da implantação

 

Importância e benefícios da implantação e certificação da ISO 9001

Quando se fala na implantação da norma ISO 9001 em uma empresa, muitos veem a iniciativa como uma espécie de capricho por parte de sua direção. Tal visão, além de ultrapassada, revela desinformação. Hoje, quando as organizações disputam mercado em escala global, a busca pela qualidade se transformou em questão de sobrevivência. E isso vale para companhias, instituições ou órgãos públicos de qualquer área.

A certificação ISO 9001 é uma norma internacional que trabalha a gestão de qualidade da organização – independentemente de seu ramo de atividade, setor ou tamanho. O foco das ações se concentra na satisfação do cliente/usuário do produto ou serviço. Para obter a certificação, a companhia deve cumprir uma série de requisitos e passar por auditorias independentes. Atualmente, cerca de 1 milhão de empresas em mais de 170 países têm a certificação ISO 9001.

VANTAGENS

Apresentar o certificado coloca a empresa em um patamar acima das demais. Demonstra que a companhia zela não só pela qualidade do produto ou do serviço, mas também pelo cumprimento de regulamentos, de legislações e de toda e qualquer exigência de caráter normativo.

A gestão de qualidade vai além da aplicação de novas regras de operação na empresa. Ela representa a construção de uma nova cultura organizacional, envolvendo a direção, os funcionários, os fornecedores, os parceiros e os clientes. Entre os principais benefícios da certificação, destacam-se:

1- Imagem da organização

A empresa que apresenta a certificação ISO 9001 passa a ser vista no mercado como referência em termos de gestão estratégica, tática e operacional. Mas se engana quem pensa que o produto é o foco. O elemento chave é a satisfação do cliente. Todo o esforço deve ser feito pensando nele. Já a clientela vê a companhia como uma organização antenada com práticas modernas.

2- Maior eficiência

A gestão de qualidade eleva os níveis de produtividade da empresa. A maior eficiência operacional reduz as falhas, elimina o retrabalho, acaba com o desperdício e dá agilidade à produção. Com isso, a companhia se coloca como um concorrente de peso no seu mercado.

3- Ganhos

Além dos ganhos financeiros decorrentes da certificação ISO 9001, a organização obtém economia de tempo, recursos humanos e de insumos. A análise dos benefícios da implementação das normas deve se dar de forma holística, identificando todas as áreas abrangidas pelas novas práticas.

4- Equipe

A busca pela qualidade total mobiliza todas as áreas da empresa – e em especial os funcionários. Treinamentos, capacitações e cursos fazem parte da rotina da companhia que quer obter a certificação. A cultura da gestão pela qualidade deve ser assimilada por cada empregado, assumindo a condição de tarefa cotidiana. Para tanto, a organização precisa mobilizar a sua força de trabalho. Já o funcionário se sente estimulado por integrar uma organização diferenciada, preocupada acima de tudo com a satisfação do cliente.

5 – Novos mercados

Muitas empresas só permitem o cadastramento de fornecedores que tenham o ISO 9001. Essa é uma tendência mundial e que ganha cada vez mais força no Brasil. A certificação abre as portas de novos mercados, com clientes exigentes e ávidos por produtos ou serviços de qualidade. Com isso, há maior probabilidade de crescimento de receitas.

Esse sistema de gestão da qualidade tem o propósito de melhorar o desempenho organizacional. Com foco nos negócios pode ser aplicado a qualquer porte de empresa, produto ou serviço.

Além de ampliar a competitividade no mercado e ter possibilidade de fazer novos negócios, a certificação ISO 9001 também pode aumentar o nível de organização interna, facilitar o controle da administração, melhorar a produtividade e aumentar os lucros.

Algumas empresas, atualmente, só realizam contratos com fornecedores que possuam essa certificação, por isso é cada vez mais necessário se readequar para obter mais uma vantagem competitiva.

Ele pode ser um ótimo caminho para uma organização que planeja crescimento ou expansão. A ISO 9001 facilita na hora de treinar novos colaboradores ou para quando houver necessidade de substituições e quando existem atividades muito complexas na organização.

Confira 6 Benefícios da Certificação ISO

Organização interna

Ao gerenciar os processos da empresa, cada colaborador saberá qual a sua função. Desta forma, as atividades são desenvolvidas de forma ordenada, com boa comunicação entre os setores. O dinamismo será um dos resultados deste mapeamento de processos.

Melhorias no desempenho dos negócios

Você estará na frente do concorrente ao possuir esta certificação. Usando os sistemas de gerenciamento todas as atividades são monitoradas, são estabelecidas metas e objetivos para  os setores da empresa, a medição de desempenhos e resultados é feita frequentemente. Você verá as melhorias em todos os departamentos em curto, médio e longo prazo.

Credibilidade da marca

Com a certificação sua empresa terá mais credibilidade no mercado, através da imagem de ser uma organização comprometida com a gestão de qualidade de seus produtos e⁄ou serviços prestados.

Redução de custos

Além da economia de recursos e desperdícios desnecessários, sua empresa reduzirá custos com o retrabalho, refugo, produtos com defeito, além de garantir mais rentabilidade e reconhecimento dos clientes.

Satisfação dos clientes

Essa é uma das etapas obrigatórias no processo de implantação da certificação ISO 9001. Medir a satisfação dos clientes é obrigatória. Você terá segurança de que todas as necessidades de seus clientes serão atendidas.

Colaboradores motivados

Com a ISO 9001, sua empresa alcançará níveis de excelência em gestão da qualidade e isso resulta em colaboradores mais participativos, pois a comunicação melhora, os processos definem padrões de eficiência no trabalho e envolvimento na solução de problemas. Seus colaboradores serão mais eficientes e se sentirão mais motivados.

O processo de implantação da ISO pode não ser tão simples, mas se houver dedicação e empenho de todas as pessoas e setores da empresa, com certeza ficará mais fácil. Motivar toda equipe na busca desta melhoria é fundamental para que dê certo.

A contratação de uma consultoria especializada é fundamental para o sucesso da implantação. Melhor ainda se esse trabalho não “pesar” no bolso. Pode sair caro pagar o deslocamento e despesas de consultores durante este processo.

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