Certificação ISO 9001 - 6. Afinal o que é uma não conformidade?

 

Afinal o que é uma não conformidade?

Em primeiro lugar tenha em mente que na ISO 9001 as formas verbais tem significados específicos, como:

 “deve” indica um requisito

“pode” (may/can) indica permissão/possibilidade ou capacidade.

Assim, o não atendimento a um requisito é definido como uma não conformidade, ou seja, quando a empresa não opera de acordo com os requisitos, considera-se que ela não está em conformidade com a ISO 9001.

Este requisito não necessariamente precisa estar definido apenas na norma ISO, podendo ser também um requisito do cliente, um procedimento interno ou ainda a falha em atender a um requisito legal, que quando não cumprido, se torna uma não conformidade.

O que fazer para manter a organização livre de não conformidades? 

Mais importante do que criar estratégias que irão corrigir as não conformidades, é ter um bom planejamento estratégico, alinhado com as ações, objetivos e metas da empresa, a fim de prever situações que poderão apresentar-se como um problema posteriormente.

Conheça algumas ações que auxiliarão sua empresa a se manter em conformidade com seus processos.

Defina metas claras e reais

A partir do planejamento estratégico é possível analisar, observar e entender o funcionamento da empresa. Portanto, ao se organizar metas claras e reais, é possível enxergar melhor os fluxos de processo com mais detalhes, e assim, perceber onde podem ocorrer ou onde já existem não conformidades. É importante também estipular, no planejamento estratégico, itens que permitam a análise das não conformidades, como um plano de ação, por exemplo.

Use de ferramentas de apoio

As ferramentas da qualidade atuarão nas suas causas fundamentais, eliminando, revendo, verificando e registrando as não conformidades e conduzindo a sua análise.

Adote uma atitude corretiva

Com a análise da origem e causa das não conformidades é possível se preparar para evitar problemas sistêmicos. Ou seja, a empresa segue seu curso normal, sem gastar tempo e recurso em correções.

Para que serve o selo?

 

O que é o selo iso 9001 e para que serve

 

Uma das preocupações dos empresários é o que o selo de qualidade não seja mais que um quadro pendurado no escritório ou um símbolo adquirido pela empresa. Para esclarecer esse tipo de dúvida e mostrar os benefícios reais que a certificação na ISO 9001 proporciona a um empreendimento, citaremos abaixo algumas vantagens da norma. Confira!

 

Confiabilidade

Os clientes desejam mais que um produto ou serviço com bom preço, esperam também por qualidade naquilo que estão pagando. Não é difícil encontrar casos de consumidores contestando a confiabilidade de determinada marca. Serviços e produtos que apresentam incertezas em sua origem ou qualidade são vistos de forma negativa pelo mercado e possuem a imagem danificada.

A ISO 9001 propõe requisitos que aperfeiçoam o sistema de gestão de qualidade aprimorando os processos de forma geral da organização. Portanto, ela incentiva a melhora crescente das empresas.

A norma é respeitada e conhecida por todos os países. Agregar o selo a sua marca significa que a empresa cumpre cada um dos requisitos estipulados pela ISO 9001. Ou seja, o selo de qualidade traz segurança e confiança para as empresas que a utilizam.

 

Reconhecimento internacional

Cerca de 170 países utilizam a normas da Organização ISO e mais de um milhão de empresas espalhadas pelo mundo já foram certificadas na ISO 9001. Apenas na América do Sul são aproximadamente 50 mil empresas certificadas. A ISO 9001 possui validação e reconhecimento internacional. O selo na norma abre portas para negociação com qualquer tipo de empresa dentro e fora do país.

É importante destacar que a cada nação a norma recebe sua própria versão baseada e adaptada na legislação interna. No Brasil, a norma é conhecida como NBR ISO 9001, que é reconhecida para relações comerciais com qualquer outro país. 

Melhoria do desempenho do produto/serviço

A ISO 9001 não beneficia diretamente a qualidade dos produtos e serviços.  Isso porque o selo de qualidade é focado na qualidade dos processos de uma organização.

Em uma determinada empresa de produção de bolos conta coma equipe de três funcionários. Essa organização não utiliza o sistema de gestão de qualidade baseado na ISO 9001, portanto não há controle nos processos de produção. Por esse motivo, ocorrem uma série de consequências negativas como a irregularidade na qualidade dos produtos. Quando um dos funcionários responsáveis pela massa se ausenta, o critério para a produção se perde. A norma de qualidade resolve exatamente problemas como esses. Ela cria padrões que possibilitam que a empresa mantenha a qualidade independentemente da presença ou ausência de um ou mais funcionários. Ou seja, a norma ajuda a manter a qualidade dos bolos.

Embora a norma não atue diretamente nos serviços e produtos, sua aplicação resulta na melhoria destes.  Sendo assim, os resultados da adequação aos requisitos é a melhoria dos produtos/serviços.


Satisfação do consumidor

Ter o selo 9001 é sinônimo de preocupação com as expectativas e interesses dos clientes. Haja vista que a norma foi criada com o foco voltado para o cliente. Pesquisas e entrevistas com o consumidor fazem parte das estratégias da norma para adaptação aos interesses do público.

Toda empresa que conta com clientes satisfeitos, tem mais probabilidade de crescimento no faturamento e consequentemente na lucratividade. Outro benefício de ser bem quisto é a melhora da imagem externa que configura como uma das funcionalidades da gestão de qualidade.

 

Investimentos mais assertivos

Empresários com o sistema de gestão de qualidade alinhado com a ISO 9001 poderão realizar investimentos mais seguros. Uma vez que os processos são mais organizados e apresentam menos erros nos sistemas, contribuindo para o funcionamento como um todo da empresa. Nesse sentido, o empreendimento se torna mais sólido, permitindo investimentos mais seguros e com a qualidade ISO.

 

Melhora a imagem da empresa

Associar sua marca com o selo de qualidade é mostrar ao mercado o empenho com o aperfeiçoamento contínuo da sua empresa. Tendo em vista, que uma de suas premissas refere-se ao aprimoramento contínuo dos processos. Outro benefício se deve ao fato que a ISO 9001 é vista positivamente pelo público externo, portanto estar ligado a norma é compartilhar dos mesmos atributos e qualidades dela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

certificação da ISO 9001 - 4. Importância e benefícios da implantação