Aluno 05 - Quais as melhores práticas de Gestão de Pessoas?

Quais as melhores práticas de Gestão de Pessoas?

Pessoas que se sentem valorizadas e que percebem fazer parte de algo maior (não apenas no faturamento da empresa), trabalham com mais afinco. 

Por isso, para que a gestão de pessoas seja um sucesso, é preciso adotar práticas pontuais que vão ajudar a organização a continuar crescendo. 

Abaixo, reunimos 11 práticas modernas na gestão de pessoas, para serem planejadas e executadas na rotina produtiva da sua empresa. São elas:

3. Alinhe a sua equipe à cultura organizacional da empresa

De nada adianta profissionais competentes e com boas qualidades se o perfil dele não tem nada a ver com a cultura organizacional da empresa.

Acredite: isso faz toda a diferença para que todos consigam mirar os seus olhares na mesma direção. E isso vale tanto na manutenção de sua equipe quanto no processo de recrutamento e seleção de candidatos.

Afinal de contas, profissionais com o mesmo perfil das empresas onde trabalham carregam valores em comum. E isso, na busca por resultados, é um diferencial e tanto!

4. Ajude a promover um bom clima organizacional

A promoção de um ambiente de trabalho leve e amigável é importante para acabar com o negativismo dentro da empresa.

Por exemplo: gestores autoritários deixam o semblante dos outros mais pesado, preocupado. Agora, líderes que engajam com os colaboradores enfrentam, juntos, os desafios.

Como resultado, o clima é mais ameno e focado no coletivo, e não só em objetivos individuais.

5. Invista no processo de atração de talentos

Ao mesmo tempo em que as estratégias de retenção de colaboradores deve qualificar seus colaboradores, o processo de atração de talentos é essencial para que a sua empresa se destaque no mercado.

Para aperfeiçoá-lo, sua empresa deve avaliar todo o processo de recrutamento e seleção.

Sem falar na importância em identificar como a sua marca pode se tornar atraente aos olhos dos novos talentos que estão buscando colocação no mercado de trabalho.

Para isso, analise os seus benefícios e mostre ao mercado que sua empresa é um excelente lugar para trabalhar.

Afinal, vocês oferecem um ambiente desafiador e investe e no desenvolvimento dos profissionais que integram o seu time, por exemplo.

É claro que essas informações devem ser reais, ou seja, a empresa deve efetivamente se preocupar com o seu capital humano para que o discurso vá além da teoria.

Para ajudar a construir essa imagem, sua empresa pode estar presente nas redes sociais, criar uma página específica para apresentar as oportunidades disponíveis e informações gerais sobre a empresa, inclusive com depoimento de atuais colaboradores.

Por exemplo, oferecer feedbacks aos candidatos, mesmo que negativos, pode ser uma maneira de se destacar no mercado. Além disso, também mostra preocupação as pessoas que elas podem vir a tentar uma nova oportunidade no futuro.

6. Invista no bem-estar financeiro dos funcionários

Vivemos em uma época em que o RH deve assumir, de vez, o seu lado multifuncional e estratégico para a qualificação da força de trabalho de suas empresas.

Muitas vezes, assumindo as rédeas de condições externas ao ambiente de trabalho, mas que impactam na rotina profissional. É o caso do bem-estar financeiro aos funcionários.

E como exemplo desta prática, uma nova modalidade chegou ao mercado brasileiro – o salário sob demanda. 

A pesquisa CareerBuilder, conduzida em 2017, atestou que 78% dos entrevistados mal conseguem liquidar as contas com o seu ordenado.

Além disso, dos mais de 3 mil entrevistados, cerca de ¾ deles também atestaram que estão com uma ou mais dívidas acumuladas. Sinal claro de que algo precisa ser mudado, concorda?

salário sob demanda é uma modalidade que vem ganhando força no mercado e visa agregar a flexibilidade para que os colaboradores recebam pelas horas trabalhadas, mas ainda não pagas. Algo que alivia muitos dos problemas financeiros — e aqueles gerados pelos desafios em fechar as contas.

Vamos analisar um exemplo simples: se a empresa tem o costume de fazer os pagamentos dos seus recursos humanos apenas no dia 30, ou no quinto dia útil de cada mês, os profissionais estão limitados a isso.

Se uma conta pendente vai vencer os juros nesse período em que já não há mais dinheiro em conta, as dívidas se acumulam.

Porém, com a oferta do salário sob demanda o profissional pode receber o pagamento dos dias já trabalhados quando quiser.

E o melhor, ele tem flexibilidade para planejar o seu mês.

Recomendamos que você leia esse artigo para entender melhor sobre o salário sob demanda. Nele você entenderá as funcionalidades do Xerpay, um benefício corporativo de pagamentos sob demanda.

 

prática gestão de pessoas feedback

7. Aposte nos feedbacks como forma de avaliação

Aliás, quando se fala em feedback, é importante destacar que eles são extremamente importantes dentro das práticas internas de qualquer organização.

Isso porque esse processo, quando feito regularmente, demonstra a sua preocupação e interesse com o desenvolvimento do colaborador e de sua carreira.

Para tanto, você deve falar dos pontos positivos e negativos — lembrando que os pontos positivos podem ser apontados pública e privadamente.

Enquanto isso, os pontos negativos devem ser abordados exclusivamente de maneira particular. Saiba também equilibrar as críticas e os elogios.

Quando você investe no desenvolvimento de uma cultura de feedback, é possível colher diversos benefícios para a empresa e para os próprios colaboradores.

Essa ação mantém o clima organizacional saudável e melhora os resultados como um todo.

8.  Implante um plano de cargos e salários flexível

A partir das avaliações você pode mapear, eficientemente, quais são as necessidades, os desafios e os objetivos de todos em sua equipe.

Dessa maneira, fica mais fácil alinhá-los aos objetivos, necessidades e desafios da empresa em si. O que se traduz em um afinamento de expectativas para promover a gestão de pessoas.

Quer um exemplo? Você pode identificar que, no geral, os colaboradores sentem que não identificam possibilidades de crescimento na empresa.

Assim, o RH pode considerar o uso de uma nova estratégia para que todos conheçam suas metas, objetivos e quais caminhos eles podem seguir para ascender na carreira.

Vale, inclusive, pensar em outras estratégias para facilitar o trabalho de todos — como o investimento em novas tecnologias. Isso, por si só, já agrega em produtividade e motivação.

 9. Dê autonomia aos seus colaboradores

As pessoas buscam mais autonomia e flexibilidade em suas rotinas, atualmente. A geração millennial, por exemplo, é pautada por esse diferencial que muitas empresas ainda não promovem com facilidade.

Por isso, descubra como os gestores podem dar mais empoderamento aos seus colaboradores, atuando mais como um consultor do que um chefe rígido e autoritário.

10. Realize treinamentos e capacite suas equipes

Os treinamentos e capacitações são ações utilizadas com o objetivo de reconhecer e desenvolver os funcionários.

Essas ações não melhoram apenas o desempenho dos colaboradores nas tarefas diárias como também os conhecimentos que podem ser aplicados em toda a sua carreira profissional.

A realização dessas atividades de desenvolvimento é traz duas vantagens que estão intimamente ligadas: você demonstra ao colaborador que está preocupado com sua evolução e o oferece ferramentas para melhorar o seu trabalho.

Lembre-se: antes de investir em treinamentos, é necessário analisar de que tipo de curso o seu funcionário precisa. Avalie o desempenho, as habilidades e as necessidades do seu negócio para oferecer opções adequadas tanto para você quanto para seu funcionário.

11. Invista em tecnologias de gestão de pessoas

tecnologia é uma grande aliada da gestão de pessoas. Atualmente, o mercado disponibiliza diversas soluções que podem ser utilizadas na automação dos seus processos de recursos humanos.

Atividades burocráticas, como admissõesdesligamentoscontrole de férias e folhas de pagamento, podem ser realizadas por softwares online, reduzindo o tempo gasto pelos profissionais com tarefas administrativas e garantindo a segurança das informações.

Ao optar por soluções desse tipo, você ganha tempo para se dedicar a tarefas estratégicas e que exigem foco, como a atração e a retenção de talentos.

Em resumo, a gestão de pessoas tem um papel fundamental e estratégico na organização. Criar um ambiente em que todos se sintam acolhidos e valorizados é primordial. 

E como você pode ver, a gestão de pessoas exige muito trabalho e planejamento, mas esperamos que depois de ler este artigo você se sinta preparado para transformar e melhorar ainda mais a rotina organizacional e os resultados da sua empresa. 

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