Aluno 04 - Como aplicar a gestão de pessoas na empresa?Quais as melhores práticas de Gestão de Pessoas?
Como aplicar a gestão de pessoas na empresa?
Anteriormente, nós apresentamos os pilares da gestão de pessoas — o que se traduz já em alguns princípios básicos de boas práticas para a sua realização.
Só que, antes de irmos às ações, é importante observar que o planejamento é a chave para uma boa gestão de pessoas na empresa.
Começando pelo objetivo da gestão de pessoas: agregar o bem-estar, a produtividade e o desenvolvimento dos seus recursos humanos.
Esse é o norte que os seus profissionais de RH devem seguir ao longo de toda a implementação — e manutenção — do projeto.
Vale ressaltar que a gestão de pessoas pode ser um trabalho em conjunto da liderança da empresa com o RH.
Os líderes são responsáveis pela gestão da sua equipe, sendo o RH o departamento fundamental para que as atividades definidas no planejamento sejam aplicadas e monitoradas.
Como a contratação de novos funcionários, avaliação de desempenho, desenvolvimento e treinamento, realocação, promoções e gestão de crises.
Vamos ver, então, como criar um ambiente de trabalho produtivo, sem vaidades e envolto no cuidado em desenvolver os seus talentos internos?
Quais as melhores práticas de Gestão de Pessoas?
Pessoas que se sentem valorizadas e que percebem fazer parte de algo maior (não apenas no faturamento da empresa), trabalham com mais afinco.
Por isso, para que a gestão de pessoas seja um sucesso, é preciso adotar práticas pontuais que vão ajudar a organização a continuar crescendo.
Abaixo, reunimos 11 práticas modernas na gestão de pessoas, para serem planejadas e executadas na rotina produtiva da sua empresa. São elas:
1. Ouça o que os colaboradores têm a dizer
Se você deseja que a sua empresa tenha credibilidade com o os seus colaboradores, é imprescindível estar sempre disponível para ouvir o que os profissionais têm a dizer.
Essa atitude mantém a credibilidade da sua empresa e reconhece o funcionário como uma peça importante do sistema. Porém, não basta apenas ouvi-lo.
Você deve buscar soluções na medida do possível, dando o devido valor à iniciativa do colaborador.
Procure desenvolver um relacionamento que permita aos seus colaboradores opinarem e serem ouvidos em suas reivindicações e sugestões.
Além disso, crie condições para que essas comunicações não se percam no meio do caminho. Neste caso, o feedback pode ser uma ótima alternativa.
Uma estratégia de gestão de pessoas começa ouvindo os colaboradores. Por meio de uma comunicação eficiente é mais fácil encontrar soluções e entender a forma de pensar de toda uma equipe.
Como consequência disso é possível obter sucesso na resolução de possíveis conflitos ou dificuldades.
2. Estabeleça uma comunicação livre com toda a empresa
Além de ouvir o que o seu colaborador tem a dizer, é essencial pensar na necessidade de otimização do diálogo como um todo, até mesmo para evitar a temida “rádio-peão”.
Estabelecer uma comunicação ativa e eficiente permite que você mantenha os funcionários informados e alinhados aos objetivos e ações decisivas para o negócio.
Como já citamos, o primeiro passo para a satisfação de um colaborador é que ele se sinta parte importante da empresa. Ao estimular a comunicação e o diálogo, você está trabalhando para desenvolver esse sentimento no seu colaborador.
Por isso, uma boa gestão de pessoas deve ser construída com uma comunicação clara e transparente, garantindo a divulgação dos resultados da empresa, prejuízos, lucros e empréstimos, por exemplo.
O compartilhamento dessas informações através da comunicação aberta faz com que os colaboradores se sintam seguros, confortáveis e incluídos nas estratégias de empresa.
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